Cavaco Popular


O cavaquinho é um cordofone popular  pequenas dimensões, do classe da viola  tampos chatos e também da família das guitarras europeias. Possuindo uma caixa  duplo bojo e também pequeno enfranque, as suas quatro cordas  tripa ou metálicas (em aço) são tradicionalmente presas  cravelhas  madeira dorsais e também ao cavalete soldado  meio do bojo subordinado do tampo,  um sistema que também se usa na viola.

 Origem do cavaquinho é duvidosa. Gonçalo Sampaio(naturalista e também extensa estudioso da música popular e também do folclore) , que explica  sobrevivência  modos arcaicos e também helênicos na música minhota à claridade  possíveis influências gregas (ou lígures) exercidas  os primitivos calaicos daquela Região, acentua  relação vivo entre o cavaquinho e também os tetracórdios e também sistemas helênicos, sendo  opinião que este,  par da viola, terá eventualmente originário  Braga  canal dos biscainhos. Verdadeiramente existe na Espanha um instrumento semelhante ao cavaquinho, da família das guitarras – o requinto –  quatro cordas, braço raso com o tampo e também 10 trastos, que afina do grave  o agudo (ré-lá-dó sustenido mi). O etnólogo luso Jorge Dias parecido também asseverava que o conversa devia  chegado  Espanha, onde também se encontra em termos idênticos  guitarra, guitarrón ou guitarrico,  o chitarrino ítalo e também ainda acrescentou: “Sem conseguir precisar  data da sua introdução, temos que reconhecer que o cavaquinho descobriu  Minho (Distrito Portuguesa) um protecção invulgar,  consequência da predisposição do temperamento músico do povo pelas canções vivas e também alegres e também pelas danças movimentadas. O cavaquinho,  instrumento  ritmo e também simetria, com o  tom vibrante e também saltitante é,  poucos, próprio  seguir viras, chulas, malhões, canas verdes e também verdegares (Todas são danças ou músicas tradicionais e também folclóricas)”.

  O cavaquinho figura em todos e cada um dos conjuntos regionais  choros, emboladas, bailes pastoris, sambas, ranchos, chulas, bumbas--boi, cateretês, etc., ao lado da viola, violão, bandolim, clarinete, pandeiro, rabecas, guitarras, flautas, oficleides, reques reques, puita, canzá e também , com feitio popular porém urbano.
O nosso cavaquinho difere do minhoto tendo –  os  Lisboa e também da Madeira – o braço em ressalto  o tampo, 17 trastos e também boca redonda possuindo menores dimensões totais.  sua afinação mas usual é com o acorde  sol maior prepóstero, aproximado à da Madeira ou  certos casos minhotos, surgindo ainda afinações diversos.
Os autores brasileiros em universal – Oneyda Alvarenga, Mário  Andrade, Renato Almeida, etc. – mencionam  origem portuguesa do cavaquinho brasílico e também Câmara Cocorote alude  particularmente  relevância desempenhada pela ilhota do Madeira.
De forma por norma geral, ao instrumento minhoto tradicional e também francamente popular – e também originariamente coimbrão – que se toca  retalhado, corresponde o velho gênero de  braço raso com doze trastos. Aos instrumentos  compleição citadino e também burguês –  Lisboa, Algarve e também Madeira – que se tocam  ponteado, corresponde o gênero de  braço em ressalto e também dezassete trastos, que parecido  sofrido influências do violão, guitarra ou bandolim.  sendo  caráter popular, o cavaquinho brasiliano pertence   último gênero de, sendo sobretudo empregado pelos estratos populares urbanos.

O cavaquinho, com  flauta e também o violão, formou o conjunto que deu origem ao pranto com forma  tocar e também mas inoportunamente  gênero músico. Com o surgimento do samba na   10, o cavaquinho ganhou o gênero com o que é mas identificado, e também em que participa  todo classe  acontecimento, a partir de o samba  terreiro e também em meados  1910 o instrumento foi tido com indispensável nos desfiles das escolas  samba, sendo também  marca principal dos pagodeiros e também sambistas. Entre certos cavaquinistas brasileiros que fizeram história vamos poder realçar Nelson Cavaquinho, Waldir Azevedo e também Canhoto, entre muitos outros grandes nomes da música com o conversa.

Estilha zero mas é do que pequenas estilhas ou lascas  madeira, pelo soalho. O cavaquinho também é originado do estilha, quer dizer, pequeno pedaço  madeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Música Medieval

Rio e a Bossa Nova