História da Música Medieval




Os começos da música ignoram -se. Segundo os mitos dos povos, a música é de origem divina. A teoria ocidental da música remonta à Antiguidade Grega, como às culturas antigas avançadas:


Mesopotâmia, Egipto, Índia, Mulata, Palestina, Itália (Roma). Vamos poder expor que foi na Grécia que nasceu a nossa cultura. Aí, como em toda a secção, fazia-se música para as necessidades da religião, da magia, da medicina, da guerra… porém também para o prazer pessoal e também dos outros.



 A música dos gregos vem da Mesopotâmia, Ásia Menor, Egipto…


As múltiplas reproduções em ânforas e também a documentação literária na 1/lada e também na Série de fatos diversos e estranhos de Homero (séc. VIII a. C.) dão-nos uma teoria mas exacta da música.



 Para os gregos a música aparece ligada às figuras de Apolo, Dionisio, nove musas…


Nos diferentes mitos o controlar mágico desta arte está evidenciado. A vocábulo Música, Musike para os gregos, tinha um sentido mas vasto, ou melhor, significava a união de diferentes artes, como, trova, quina, dança e também música instrumental. Mesmo em sentido especializado, ao nunca ser desenvolvida como arte autónoma, a música está quase continuamente ligada à trova, que é frequentemente cantada e também acompanhada por instrumentos. Predominava o quina com seguimento de instrumentos de corda, Kitharodia ( de citara ou inspiração, sócia a Espeque ), executado pelos próprios heróis homéricos ou por cantores profissionais. Segundo a mito, em 750 a. C., e também graças ao frígio Olimpo, surge o quina com o séquito do aulos (instrumento de sopro, associado a Dionisio), aulodia. A começar de o séc. vi a. C., a inspiração e também o aulos eram também utilizados como instrumentos solistas.



 A música grega parecido ter sido essencialmente monódica. Os instrumentos poderiam talvez orlar a música verbal, ou num conjunto de instrumentos, poucos realizar ornamentos sobre o que os outros tocavam (heterofonia). Muita da música verbal, nomeadamente na recitação dos poemas heróicos ou nos coros das tragédias, teria, provavelmente, um índole de cantilena; a melodia e também o ritmo estavam intimamente associados à melodia e também ao ritmo da verso e também à dança com que os coros, na tragédia e também nos cultos religiosos, acompanhavam o seu quina. A música anotava-se mediante uma anotação alfabética.



 A música italiana não passou, entre os primitivos romanos, de uma imitação decadente da extensa música helénica. Adoptaram a prática e também a teoria gregas, apesar disso, não mantiveram a tradição grega pura. A música desempenhava um papel essencial no doutrinado, na sociedade, nos banquetes, na dança, nas representações dramáticas, no trabalho, no tropa, etc.


Na era imperial (27 a. C- 476 dC.) existiu uma música expressamente de brincadeira, destinada a grandes exibições de luta e também aos espectáculos que aconteciam nos anfiteatros. Séneca ( Letra 84) fala de coros com varias vozes e também de conjuntos de instrumentos de metal ( por ser uma extensa região militar). Ouvia-se com regularidade o órgão hidráulico, inventado no séc. III A. C.. por Ktesibios, de Alexandria.


Idade Média (476-1450 C)


As primordiais peculiaridades da música medieval são:


Música Monofónica:



 A música mas antiga que se conhece, tanto sacra como profana, consiste numa apenas melodia. Na primeira período, a música religiosa conhecida como quina gregoriano não possui comitiva ; consistia em melodias que fluiam livremente, segurando -se quase constantemente, em uma oitava e também, preferencialmente, por intermédio de intervalos de um tom; os ritmos são irregulares, fazendo-se de modo de forma livre, consoante a acentuação das palavras e também o ritmo procedente da língua latina; o quina gregoriano anotava-se mediante neumas (sinais que indicam movimentos antepassados e também descendentes). Número reduzido de cantos eram executados no estilo antifonal (os coros cantam alternadamente) e também outros no estilo responsorial (vozes do coral a responder a um ou mas solistas). As danças e também canções (compostas pelos troubadours e também trouvéres) são, na maior número, monofónicas – os instrumentos que devem escoltar essas danças e também canções incluíam charamela, cometo, órgão, carrilhão, cistre, harpa, viela, rebeca, saltério, etc.


Música Polifónica:


As primeiras composições datam do séc. IX e também consistem na sobreposição de duas ou mas melodias, quer dizer, o chamado organum. A estação Notre Dame constituiu um dos primeiros pontos culminantes na história da polifonia: o seu nome provém da local de ensino de cantores da Abadia, a começar de 1163 até meados do sécXIII.. Cá as partituras de organum alcançaram um estupendo estádio de preparação. Exclusivamente o nome de 2 compositores chegou até nós: o de Leonin (até 1180) e também p de Pérotin (até 1200). os géneros da era de Notre-Dame são, para além do organum, o motete e também o conductus.



 Varias composições baseadas num cantus firmus tirado de um quina gregoriano, porém várias peças são compostas de modo independente, como a título de exemplo o conductus


– a música antiga, até ao séc. XII, empregou um sistema de escalas: os modos – maior preponderância de intervalos harmónicos:


Uníssono, quarta, quinta e também oitava. Intervalos de terceira e também sexta são mas frequentes no termo do temporada medieval;


– na Ars Antiqua (1240/50-1310/20), ritmos tomados da verso ; na Ars Novidade (1320- 1380), mas flexíveis e também ousados. A diferenciação dos ritmos no séc. XIII, para além de outras razões, criou a premência de definir ritmicamente a nota individual – anotação mensural (uso de diferentes sinais que indicam o medida característico de todo nota). Foi por vinda de 1260 que Franco de Colónia inventou aquele sistema.


O maior compositor da Ars Novidade é Guillaume de Machaut; escreveu um extensa número de motetes e também canções. Machaut foi o primeiro compositor a fazer um conluio polifónico completo da eucaristia (kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e também Agnus Dei).



 A IDADE DO CONTRAPONTO



 A Local de ensino Flamenga (vide Josqin des Prés e também Orlando de Lasso) transforma no séc XVI o estilo contrapontístico numa arte de elevada sensibilidade.



 A Idade de Ouro da Polifonia (ou contraponto) é alcançada com Palestrina. Heinrich Schütz leva à Alemanha as grandes tradições do contraponto, estabelecendo desta forma a transição para a estação de Bach e também Händel.


O Oratório nasce em Roma com a Congregação do Oratório ( sobre sua origem e também história primitiva, vide Händel). Atinge com Händel seu desenvolvimento sumo.







 A Idade do Contraponto culmina com Johann Sebastião Bach.


Uso do contraponto na música secular o Madrigal (vide Morley, Monteverdi).


MÚSICA HOMOFÓNICA PRIMITIVA


Um estilo de formação instrumental, diverso do estilo oral, é obtido pelos primitivos mestres do órgão (vide Buxtehude). Evolvem as antigas formas ( para a evolução de tais formas de música para órgão, como Passacale, Prelúdio Coral, Tocata, etc, vide Bach: Música para Órgão).



 A Ópera é servente pela “camerata” em Florença ( para suas origens vide Monteverdi). Com Monteverdi se eleva pela primeira vez à posição de extensa arte.


O SÉCULO XVII


Kuhnau escreve a primeira sonata para piano. Compositores como Couperin, Rameau e também Domenico Scarlatti dão origem a um estilo próprio do teclado.



 A Sonata de Violino nasce com Corelli.


O Concerto Grosso nasce com Corelli.


Progressos da Ópera na Inglaterra (vide Purcell). Promanação e também progressos da ópera francesa (vide Lully, Rameau).



 A Ópera-Cómica nasce com Pergolesi e também é mas inoportunamente desenvolvida por Cimarosa ( para a evolução da ópera-cómica na França, Alemanha e também Itália após Pergolesi, (vide Pergolesi).


O SÉCULO XVIII


Luta entre o macróbio drama músico e também as tradições italianas (vide Gluck).



 Emergência da ópera alemã (vide Mozart)..


Desenvolvimento do Concerto Grosso (vide Vivaldi, Händel e também Bach;. (Nota: Para adaptações mas recentes da forma do concerto grosso, vide Concerto de Brahms para Violino e também Violoncelo; Introdução e também Allegro de Elgar e também Concerto Grosso de Bloch)


O Concerto instrumental provém do Concerto Grosso (vide Corelli; Vivaldi; Bach). Bach escreve o primeiro Concerto para Piano e também o primeiro Concerto para 2 pianos. Maneira do Concerto é cristalizada por Mozart.



 A Sinfonia nasce em Mannheim ( para a origem e também o desenvolvimento primitivo, vide Stamitz). Efetua pela primeira vez suas posses artísticas com Haydn, e também prossegue com Mozart a sua evolução e também seu desenvolvimento.


O Quarteto de Cordas é completamente realizado por Haydn ( para a história anterior, vide Haydn). Expansão da forma Sonata com Haydn e também Mozart.


O SÉCULO XIX



 A Sinfonia, a Sonata, o Concerto e também o Quarteto de Cordas chegam ao auge com Beethoven, que é possível que ser considerado como transição entre o classicismo de Haydn e também Mozart e também o sentimentalidade de Schubert, Mendelssohn, etc.


Evolução da ópera na Itália (vide Rossini, Bellini, Donizetti, Boito, Verdi).


Evolução na França: a ópera dramática francesa nasce com Auber. Recebe impulso de Meyerbeer, Halévy, Gounod, Bizet, Massenet).


Evolução na Alemanha: Vamos poder manifestar que a ópera germânica nasceu com A Flauta Mágica de Mozart (século XVIII) e também cresceu com Fidélio de Beethoven. A ópera alemã é absolutamente realizada por Weber e também rego por Wagner a directrizes completamente novas e também à sua integração.



 A Ópera-Cómica desenvolve-se na França (vide Auber, Boïeldieu, Hérold, Offenbach).

 A Ópera-Cómica na Alemanha (vide Nicolai, Johann Strauss).

 A Ópera-Cómica na Inglaterra (vide Sullivan).

 A Ópera-Cómica nos Estados Unidos (vide Victor Herbert) (Operetas).


O Bailado como forma artística independente é gerado por Delibes. ( Sobre seu ulterior desenvolvimento, vide Tchaikovsky; para exemplos no século XX, vide Stravinsky, Ravel, Carpenter)


ROMANTISMO


O promanação do Lied. Mozart e também Beethoven compuseram canções (vide Beethoven: Canções) ; porém o Lied, como forma completamente realizada, deve-se a Schubert. Evolução ulterior do Lied (vide Loewe, Franz, Cornelius, Brahms, Hugo Wolf). A Cantiga nos Estados Unidos (vide Foster).


O Emocionalismo em Sinfonias, Sonatas, Quartetos, Concertos, etc, segundo Schubert, Schumann, Mendelssohn, Chopin e também Brahms.


Novos horizontes para a Sinfonia (vide Brahms, Mahler, Bruckner). A música para piano é enriquecida por Copia, Schumann, Liszt e também Brahms.



 A música para violino é enriquecida por Paganini, Vieuxtemps, Wieniawski.


Desenvolvimento da música de programa ( para a primitiva música de programa, vide Kuhnau e também também Israel no Egipto, de Händel); vide: Berlioz, Liszt, Richard Strauss.


O Poema Sinfónico é gerado por Franz Liszt e também desenvolvido por Richard Strauss.



 Sentimentalidade gálico (vide Berlioz; Soberano Franck; Fauré; Chausson; d’Indy).
O progresso no nacionalismo:


Rússia (vide Glinka). Os “Cinco russos” (vide Balakirev; Rimsky-Korsakov, Borodin, Mussorgsky; também Tchaikovsky).
Escandinávia (vide Grieg);
Boémia (vide Dvorak, Smetana);
Espanha (vide Albéniz);
Polónia (vide Moniusko);
Estados Unidos (vide Gilbert, Macdowell).


O SÉCULO XX


Desenvolvimento da ópera italiana (Montemezzi, Wolf-Ferrari, Puccini). A ópera nos Estados Unidos (Deems Taylor, Gruenberg, Hanson). A ópera toma novos rumos (vide Louise de Charpentier; Pelléas et Mélisande de Debussy; Eléctra e também Salomé de Strauss; Wozzeck de Berg; Porgy and Bess de Gershwin).



 A Cantiga (vide Debussy, Duparc, Richard Strauss).


Desenvolvimento da Música de Piano (vide Debussy, Scriabin, Medtner, Ravel).


Impressionismo: (vide Debussy, Delius, Loeffler).
Expressionismo: (vide Schoenberg, Berg, Krenck).
Neoclassicismo: (vide Hindemith, Stravinsky).


Naturalismo:


Rússia ( Antes que da Revolução, vide Stravinsky, Rachmaninoff);
Música soviética, (vide Prokofiev, Shostakovich, Miaskovsky);
Inglaterra (vide Vaughan Williams);
Espanha (vide Granados, Falla, Turma);
Música hebreia (vide Bloch);
Finlândia (vide Sibelius);
México (vide Chávez);
América do Sul (vide Villa-Lobos);
Boémia e também Checoslováquia (vide Janacek, Weinberger);
Polónia (vide Szymanowski, Tansman);
Hungria (vide Bartok, Dohnányi, Kodály);
Roménia (vide Enesco).



 Local de ensino Francesa: Satie ajuda a produzir o Conjunto dos Seis (vide Satie, e também também Milhaud, Honegger). Schmitt, Roussel, Ravel.



 Local de ensino Inglesa: Elgar, Vaughan Williams, Bax, Walton, Britten.



 Local de ensino Italiana: Pizzetti, Respighi, Malipiero, Castelnuovo- Tudesco, Rieti.



 Local de ensino Americana: Ives, Hanson, Roy Harris, Copland, Schuman, Barber, Piston.


Jazz em Música Séria: Milhaud (vide La Création du Monde), Gershwin, Carpenter (Robert Russell, Bennett, GouId, Grofé, Gruenberg.

Pesquisado Neste site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio e a Bossa Nova

Cavaco Popular